Siga-nos

Entre em contato +55 11 97534-1961

 

Conheça cinco exemplos de estratégias de gamificação no marketing

LoySci > Gamificação e engajamento  > Conheça cinco exemplos de estratégias de gamificação no marketing
Conheça cinco exemplos de estratégias de gamificação no marketing

Conheça cinco exemplos de estratégias de gamificação no marketing

Para se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso investir em inovadoras formas para promover a sua marca e ampliar a lealdade do cliente. Estratégias de gamificação no marketing têm apresentado soluções bem eficientes para engajar consumidores conectados. Elementos de jogos como competição, listas de classificação, pontuação e incentivos são usados agora para atrair clientes visando gerar mais lealdade à marca, criar conexões e oferecer uma razão para que eles continuem interagindo com a marca e comprando seus produtos ou serviços.

 

O principal objetivo das estratégias de gamificação no marketing é, claro, aumentar as vendas e o lucro. E jogos orientados para o cliente cumprem esse objetivo, ajudando na coleta de dados, aumentando o engajamento e a relevância da marca, e também fazendo com que o cliente adquira mais e mais produtos ou serviços.

 

Veja como algumas das maiores empresas estão aproveitando todos os benefícios das estratégias de gamificação no marketing, usando as redes sociais, mobilidade e fortalecendo a interação com a marca.

 

Onde está o M&M pretzel?

 

Na época do lançamento da versão sabor pretzel a M&M usou a gamificação e as redes sociais como estratégia de marketing para promover o novo produto. A estratégia, bem simples, consistia em um jogo de esconde-esconde publicado na página da marca no Facebook. Em uma imagem com milhares de M&Ms coloridos, o consumidor deveria encontrar um único “pretzel guy” entre todas aquelas balas. O jogo – Eye-Spy Pretzel – viralizou rapidamente e recebeu mais de 25 mil likes, gerou 6 mil compartilhamentos e 10 mil comentários.

 

Starbucks investe na fidelidade

 

A rede global de cafeterias Starbucks utiliza estratégias de gamificação no marketing no seu programa de lealdade – o My Starbucks Rewards – com o objetivo de aumentar o engajamento do cliente e incentivar a sua volta ao estabelecimento. Os membros do programa recebem incentivos como a oferta gratuita de comidas e bebidas, e recebem pontos, ou “estrelas”, a cada compra. Essas “estrelas” podem ser trocadas por produtos ou prêmios específicos. Prêmios muito cobiçados, como bebida e refil grátis no seu aniversário, vão sendo acessíveis conforme o cliente acumula mais “estrelas”. E aqueles que atingem o status gold podem ganhar os melhores prêmios. Com isso, a Starbucks oferece incentivos que fazem com que o cliente tenha um sentimento de pertencimento e reforça a ideia de que quanto mais ele for leal à marca, mais prêmios receberá.

 

Uma história de amor mexicana

 

A cadeia de comida mexicana Chipotle lançou um jogo da memória baseado no seu comercial “A love story” onde os consumidores deveriam combinar ingredientes sem aditivos químicos enquanto evitavam sabores e cores artificiais, reforçando a sua missão de servir “comida com integridade”. Os jogadores ganhavam cupons que davam direito a um ingrediente grátis a cada um comprado. O jogo, disponível para download em smartphones, oferecia um prêmio considerado motivador pelos clientes, que cada vez mais se engajavam, compravam mais, ao mesmo tempo em que o próprio jogo reforçava a mensagem da marca: usar somente ingredientes frescos, sem antibióticos ou geneticamente modificados. Um bom exemplo do uso de estratégias de gamificação no marketing, que oferece a oportunidade de os clientes interagirem com a marca enquanto desperta atenção para a missão da empresa.

 

Conectados pelo esporte

 

O app Nike+ e os dispositivos vestíveis como a Fuelband – uma pulseira inteligente – conectam a empresa aos seus clientes enquanto coleta informações valiosas sobre os seus hábitos. Esses dados pessoais são usados para aprimorar e personalizar suas campanhas de marketing de conteúdo. O aplicativo Nike+ Fuelband oferece aos usuários incentivos para que eles usem o dispositivo de rastreamento e assim possam competir em tempo real contra outros corredores. O app pode ser sincronizado às redes sociais, permitindo que os usuários compartilhem e comparem o seu desempenho e conquistas. Quando alcançam suas metas, os atletas ganham troféus e medalhas, o que os encoraja a cada vez mais consumir produtos esportivos e “correr atrás” de mais prêmios.

 

Lista de desejos de Natal

 

A loja de brinquedos Target implantou estratégias de gamificação no marketing focado, claro, nas crianças e na sua lista de desejos para o Natal, combinando gamificação e tecnologia para criar uma lista de desejos interativa. Desenvolvido em 3D, o jogo levava as crianças para um passeio para fábrica de brinquedos – a Target Toy Factory. Os brinquedos escolhidos deveriam ser inseridos numa lista de desejos que seria enviada diretamente para o Papai Noel. Para as crianças, o jogo era uma maneira divertida e moderna de fazer a sua lista de presentes e, para os pais, facilitava a escolha do presente para as crianças e também servia como indicação para parentes. O sucesso foi total e logo que foi lançado chegou à marca de 75 mil downloads. Antes do Natal, Papai Noel recebeu mais de 100 mil listas de presentes, com mais de 1.700 milhão de itens, que contabilizam vendas potenciais de US$ 92,3 milhões.

Related Post

WhatsApp chat