Siga-nos

Entre em contato +55 11 3197-0320

 

Gamificação na saúde e o case de sucesso da Walgreens

LoySci > Sem categoria  > Gamificação na saúde e o case de sucesso da Walgreens

Gamificação na saúde e o case de sucesso da Walgreens

A Gamificação é uma técnica disruptiva para reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços de saúde, bem como a jornada do paciente. Hoje, boa parte dos gastos com saúde ocorre por falta de informação dos pacientes ou por descuido das pessoas com o próprio corpo. Alguns tratamentos não são muito prazerosos e o usuário acaba por não seguir à risca (a não aderência ao tratamento), prejudicando o processo e trazendo consequências tanto para si quanto para o sistema de saúde.

A ludificação de rotinas, por meio de aplicativos para engajar pacientes e transformar o cuidado diário da sociedade com a saúde é uma tendência. É também uma maneira de apostar na prevenção e conscientização.

Com isso, o conceito de Gamificação na saúde vem ganhando espaço. De acordo com um estudo publicado pela The Commonwealth Fund, de Nova York, nos Estados Unidos, menos da metade dos mais de 1000 aplicativos relacionados a saúde revisados pelos pesquisadores parecem ser úteis para o seu potencial de envolvimento com o paciente.

Pesquisadores do Commonwealth Fund recomendaram que os pacientes mais engajados possam se beneficiar do apoio de colegas por meio das mídias sociais ou desafios de motivação contínuos promovidos pelas estratégias de Gamificação, utilizando elementos de game design, competição ou pontuação, para tornar a atividade mais estimulante.

O case da Walgreens

A gigante rede de drogarias norte-americana Walgreens oferece ferramentas digitais para seus clientes há muitos anos, porém adicionou a Gamificação e motivação ao seu programa, visando recompensar não apenas o ato puro de compra, mas também uma série de comportamentos “virtuosos”, construindo uma experiência para seu consumidor.

Com a criação de um aplicativo, além de gerenciar a parte da fidelização, a Walgreens fornece uma série de utilidades realmente significativas para a experiência do cliente, como o gerenciamento de receitas médicas, lembrete do horário para administração dos medicamentos e muito mais. Ainda existe a possibilidade de ir até a loja e adquirir o cartão de fidelidade.

Possuir o cartão permite que o usuário acesse descontos exclusivos e atribua pontos para cada compra. Os membros podem acessar um chat protegido, aberto 24 horas por dia, no qual encontram um farmacêutico do outro lado do terminal que pode fornecer respostas rápidas e completas para os médicos do paciente – o que que vai além da relação mercantil e abre a porta para um novo grupo de usuários, dedicados exclusivamente a qualidade do serviço oferecido.

A aderência ao tratamento para os diferentes tipos de patologias é um desafio para pacientes, médicos e familiares e a Gamificação traz uma nova abordagem para o centro da discussão, podendo contribuir decisivamente no processo de conscientização da população de maneira inovadora e atrativa, reinventado a forma de se relacionar com pacientes e os demais stakeholders dessa cadeia de valor.